Avaliação Neuropsicológica
A Avaliação Neuropsicológica consiste no estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais do indivíduo, utilizando-se um conjunto de procedimentos padronizados com o objectivo de diagnóstico, de pesquisa ou para auxílio do planeamento da reabilitação.
Possibilita , inclusive, a prevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento possibilitando o “mapeamento” qualitativo e quantitativo de áreas cerebrais e suas interligações, com o objectivo de, sempre que necessário, implementar uma intervenção precoce e precisa.
As principais áreas de avaliação incluem:
- Sequelas Cognitivas e Psicológicas de Doença Cerebral ou Neurológica: Acidente vascular cerebral (AVC); Traumatismo crânio-encefálico, Défice cognitivo; Epilepsias, Tumor cerebral, Aneurisma cerebral; Meningite/ encefalite, consumo crónico de álcool e drogas.
- Envelhecimento Cerebral: Alterações de memória e défice cognitivo ligeiro
- Demências: Doença de Alzheimer; Doença de Parkinson, etc.
- Avaliação para efeitos de Reforma.
Reabilitação Cognitiva
O objectivo da reabilitação cognitiva consiste na construção de um programa de intervenção adequado ao indivíduo e à sua problemática e na sua aplicação, potenciando a melhora dos pacientes tornando-os mais autónomos.
Intervenção em:
- Déficits de memória;
- Déficits cognitivos adquiridos, emocionais, comportamentais, de personalidade e motricidade.
|
|